RPPS DIVULGA CALENDÁRIO DE REUNIÕES PARA 2024

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Passa e Fica, Rio Grande do Norte, divulgou o calendário de reuniões mensais ordinárias dos seus órgãos colegiados para o ano de 2024. As reuniões são abertas ao público e têm como objetivo discutir e deliberar sobre assuntos relacionados à gestão previdenciária municipal.
O Conselho Deliberativo, responsável por estabelecer as diretrizes e normas gerais do RPPS, se reunirá sempre na penúltima quinta-feira útil de cada mês, às 10 horas, no Fundo de Previdência Social do Município de Passa e Fica – PREVFICA, localizado a Praça Dr. Luiz Amâncio Ramalho, 74, Centro, Passa e Fica/RN.
O Conselho Fiscal, encarregado de fiscalizar e acompanhar a execução orçamentária, financeira e contábil do RPPS, se reunirá de igual forma na penúltima quinta-feira útil de cada mês, às 10 horas, no mesmo local.
O Comitê de Investimentos, que assessora o gestor de recursos e os conselhos do RPPS na formulação e implementação da política de investimentos dos recursos do fundo previdenciário e na aplicação dos investimentos, se reunirá na penúltima quarta-feira útil de cada mês, às 10 horas, também na sede do RPPS.
O RPPS é o sistema de previdência que garante os benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos servidores públicos titulares de cargo efetivo do município. O Regime Próprio de Previdência Social – RPPS é administrado pelo gestor do fundo previdenciário, que é nomeado pelo prefeito, e conta com a participação dos conselhos e do comitê, que são compostos por representantes do poder executivo, do poder legislativo, dos servidores ativos e dos servidores inativos.
O RPPS segue as normas gerais estabelecidas pela Lei nº 9.717/1998, que regulamenta a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos entes federativos, e pela Portaria nº 1.467/2022, que dispõe sobre as regras e os parâmetros para a gestão dos RPPS.
A previdência municipal possui atualmente cerca de 322 segurados e 73 beneficiários, e um patrimônio aproximado de R$ 18,5 milhões.
Você é segurado do RPPS aposentado ou pensionista? Então você precisa saber que as reuniões mensais dos órgãos colegiados do RPPS são muito importantes para você e para o seu benefício.
As reuniões mensais, como já falado anteriormente, são encontros onde os membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e do Comitê de Investimentos discutem e deliberam sobre assuntos relacionados à gestão previdenciária.
Logo, participar das reuniões mensais é uma forma de acompanhar de perto o que está sendo feito com o seu dinheiro, que é aplicado na previdência municipal. Você pode fiscalizar, questionar, sugerir e opinar sobre as decisões que afetam o seu futuro na previdência.

Além disso, participar das reuniões mensais é uma forma de se integrar com outros segurados, trocar experiências, tirar dúvidas e se informar sobre as novidades e as atualizações do RPPS. Você pode aprender mais sobre os seus direitos e deveres como segurado.
Por isso, não perca essa oportunidade de participar das reuniões mensais do RPPS.
Lembre-se: participar das reuniões mensais é um direito e um dever de todos os segurados do RPPS. Faça parte dessa comunidade e contribua para a melhoria da gestão previdenciária do seu município.

Data de publicação: 31 de janeiro de 2024