Conheça a Cidade

Passa e Fica está localizada na Região Agreste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte, distando aproximadamente 100 km de Natal, é conhecida como Princesa do Agreste, encantando a todos com suas belezas naturais, sua rica manifestação cultural, artesanal e gastronômica.

Com uma população de aproximadamente 10.000 habitantes, possui o Parque Ecológico Pedra da Boca , possuindo seis trilhas, é possível a prática do turismo de aventuras, proporcionando ao visitante um encontro inesquecível com a natureza.

É possível a prática de vários esportes de aventura como rapel, escalada, trilhas, e voo livre, ganhando cada dia que se passa mais adeptos e atraindo cada vez mais turistas a esse recanto da natureza.

Passa e Fica desponta hoje como uma das mais bem preparadas cidades da região, sua gastronomia presente nas diversas churrascarias e a comodidade das Pousadas instaladas no Município, aliado as belezas naturais legadas pela natureza para o Turismo Ecológico, de Aventura e Religioso tornam esta cidade um dos destinos mais procurados no interior do RN.

Histórico

No ano de 1929, num território desabitado, localizado à beira da estrada que liga Nova Cruz a Serra de São Bento, Daniel Laureano de Souza construiu sua casa, e assim deu início a um povoado. Foi na sua própria casa que ele montou uma pequena bodega e passou a bancar jogos, vender aguardente aos que por ali passavam. O pequeno negócio tornou-se conhecido de todos, que ao passarem pela estrada eram atraídos a entrar na bodega e não queriam mais sair.

Ao longo do tempo o pequeno empreendimento de Daniel Laureano, que começou de maneira improvisada, tomou influência pelas redondezas, dando origem a um pequeno núcleo populacional ao seu redor. Contam que um dos moradores da área, Antônio Luiz Jorge de Oliveira, conhecido como Antônio Lulu, para justificar o sucesso da bodega, dizia que aquele lugar era o passa e fica, e assim surgiu o nome Passa e Fica.

Foi através da Lei no 2.782, do dia 10 de maio de 1962, que Passa e Fica desmembrou-se de Nova Cruz, tornando-se o mais novo município potiguar.

Gentílico: passa-fiquense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação Passa e Fica, pela lei estadual nº 2782, de 10-05-1962, desmembrado do Nova Cruz. Sede no atual distrito de Passa Fica. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Dados Gerais

População: 11.100 hab.
Área: 42,137 km2
Bioma: Caatinga
Instalado em: 30/03/1963